Alerta de Email


Prezados(as) usuários(as),

A todo momento ataques cibernéticos acontecem em todo o mundo. Vários desses ataques e incidentes podem estar relacionados ao mau uso dos sistemas de webmail, mesmo que involuntário. Sendo assim, visando minimizar os riscos à segurança da informação e comunicação, durante a utilização dos e-mails na rede corporativa da Prefeitura de Montes Claros, seguem algumas recomendações de segurança:

1 - Verifique quem é o remetente
Ao receber um e-mail de caráter duvidoso, sempre desconfie e não execute nenhuma ação relacionada ao seu conteúdo. Veja se o remetente é realmente quem ele diz ser, de maneira simples, passe o mouse no cabeçalho do e-mail e veja se o e-mail condiz com o usuário.
2- Links suspeitos devem ser ignorados sempre
Não se deve clicar em links suspeitos, principalmente os que têm ligação com sites inseguros, essa é a maior porta e também a mais simples para as ameaças entrarem em contato com a sua rede ou dispositivo. Algumas precauções podem ser tomadas:
  • Se o usuário não tiver certeza da origem da URL, talvez seja preciso verificar com o contato se ele realmente enviou a informação e se ele tem ciência de que o link é confiável.
  • Caso a pessoa desconheça a plataforma utilizada, e não sente confiança nas informações prestadas, o melhor é ignorar. Principalmente e-mails que estejam na caixa de spam.
3- Quando receber um anexo verificar:
  • O endereço de envio realmente é da pessoa de quem espero o e-mail?
  • Estou esperando um anexo dessa pessoa? Se sim, o documento parece ser válido ou relacionado com o que espero?
  • O endereço de envio realmente é da pessoa de quem espero o e-mail?
4- Opte por SENHAS FORTES
Não use senhas de baixa complexidade (ou seja, um tipo de senha que é previsível), pois é facilmente possível de ser descoberta em poucas tentativas, algo simples para um programa especializado em desvendar senhas, muito utilizado por hackers. Para que a segurança dessa conta e dos nossos sistemas sejam preservados, sugerimos que cadastre uma senha padrão mais complexa. Uma senha forte deve conter, pelo menos, 8 caracteres, compostos de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Ex: Ab584@RB$!

Em caso de dúvidas entre em contato com nossa equipe da central de suporte.

Central de Atendimento